segunda-feira, 13 de maio de 2013

PRÉ-MODERNISMO

· TEXTO DE MARIA CAROLINA SANTA MARINA - Disponível em http://tsnn.tumblr.com/post/8659867343/literatura-pre-modernismo



O pré-Modernismo não é considerado uma escola literária, porque é somente o período (1902-1922) antes do Modernismo de fato e no qual alguns escritores não adaptados inteiramente às propostas da modernidade, escreveram.

· Seu contexto histórico é marcado por manifestações sociais e regionais como A guerra de Canudos, o cangaço, a crise de misticismo nordestino, a Revolta contra a vacina, a Guerra do Contestado, o Ciclo da Borracha, a Revolta da Chibata, greves operárias e a República o Café com Leite.

· Delimitação: Teve início em 1902 com o lançamento dos livros Canaã e Os Sertões e termina com a semana da Arte Moderna em 1922.

· O Pré-Modernismo tem genericamente temas sociais, pois dispõe de uma faceta revolucionária, que capta as dificuldades do homem moderno, da realidade brasileira e reflete novos tipos como a República e os problemas gerados pela abolição da escravatura.

· Existem quatro prosadores principais Pré-Modernistas brasileiros que fixaram suas obras em determinadas regiões do Brasil, retratando temas específicos e usando de tipos humanos bem característicos. São eles:

1. Euclides da Cunha: retratou a região Nordeste, com o tema sobre a miséria do nordestino e a submissão religiosa. Tipo humano: nordestino.

2. Graça Aranha: usou a região do Espírito Santo , e o tema foi adaptação dos imigrantes europeus (alemães principalmente) ao Brasil. Tipo humano: imigrantes.

3. Lima Barreto: retratou a Periferia do Rio de Janeiro, fazendo uma crítica ao preconceito racial. Tipo Humano: Negros.

4. Monteiro Lobato: Região de SP- Vale do paraíba. Fez uma crítica política relacionada com a agricultura e sobre o descaso do governo com a população. Tipo Humano: caboclo/lavrador.


· Os Sertões, obra de Euclides da Cunha, pode ser dividido em três partes, são elas:


1. A Terra: Nesta parte, o escritor traça um detalhado perfil das condições geográficas brasileiras e faz uma análise crítica das mais variadas regiões do país, inclusive do Nordeste.

2. O homem: É uma descrição física, emocional e social sobre o Sertão.

3. A luta: o plano de fundo é a Guerra de Canudos, mas a verdadeira ‘’luta’’ é pela sobrevivência, é o HomemXa Terra

O determinismo pode ser observado na Obra quando os três fatores que explicam o comportamento no Sertão estão juntos: a ‘’raça’’ (o sertanejo/o nordestino), o ‘’meio’’ (o sertão, a região de Canudos, interior da BA), e o momento histórico (a sobrevivência, A guerra de Canudos).

Antônio Conselheiro (Antônio Maciel, beatinho), personagem principal da Guerra de Canudos, era um líder religioso messiânico, que agrega os sertanejos no arraial de Canudos, dá casa e comida aos mesmos, e prega contra a República pois é Monarquista.

A Guerra de Canudos (1895-1897) foi entre Antônio Conselheiro e os Sertanejos e a Igreja e o Governo (república).

- Essa Obra não é considerada de valor literário pois é um tratado sociológico, já que estuda o homem dentro de uma sociedade, no caso, ‘’seca’’.


· Monteiro Lobato além de produzir histórias infantis, também escreveu literatura adulta.


1. Jeca Tatu = personagem de histórias de Monteiro Lobato, representa o típico lavrador, ignorante, analfabeto, desmotivado, preguiçoso. É uma crítica do autor ao descaso do governo com a população das ‘’cidades mortas’’.

2. As duas principais obras de Monteiro são: - Urupês : Referência a praga que ataca os pés de café, destrói toda a lavoura, deixando a classe lavradora sem trabalho. – Cidades Mortas: Contos que traduzem a situação de abandono e miséria da população do campo. (material, social e intelectual).

3. Um frase célebre e ‘’atemporal’’ do autor é: ‘’Um país se faz com homens e livros’’.

· O Pré-modernismo teve início com a obra Canaã de Graça Aranha, e o título da obra pode ser justificado de forma que Canaã é a terra prometida aos judeus, fazendo uma referencia bíblica, Graça Aranha mostra o Brasil como a Canaã dos imigrantes alemães que vêm para cá em busca de trabalho e vida digna, fugindo da miséria europeia da época. Na obra, existem dois personagens principais, são eles: 1- Milkau: imigrante alemão que vem ao Brasil para ser feliz, disposto a dividir, ensinar e aprender. 2- Lentz: imigrante alemão também, que acredita na superioridade branca e vem ao Brasil para ‘’se fazer Senhor em um país de mestiços’’.


· Lima Barreto é provavelmente o escritor mais polêmico desse período pré-modernista, e entre ele e Machado de assim são feitas comparações, pois Lima Barreto assumia que era pobre e negro, sendo julgado pela sociedade, já Machado ao contrário.

Lima fazia duras críticas à sociedade da época, como quanto ao descaso do governo com os sertanejos, negros, mulatos, mulheres etc.

· O Pré-modernismo também conta com a Poesia de Augusto dos Anjos, que era depressivo, usava de vocabulário forte e chocante.

20 comentários:

  1. O texto de Alfredo Bosi foi bastante claro no que tange o significado de pré-modernismo, o mesmo ressalta que que esse periodo é caracterizado por toda a problematização das primeiras decadas de do século.
    O mesmo cita autores consagrados como Lima Barreto,Graça Aranha e Euclides da Cunha e faz uma pequena analise dos mesmos.

    ResponderExcluir
  2. O Pré-Modernismo é um movimento literário, mas que não constitui verdadeiramente um estilo, e sim uma transição entre as tendências modernas européias e o Modernismo, a se desenrolar no Brasil com a Semana de Arte Moderna, em 1922. Portou atores com estilos levemente diferenciados, uns com raízes nos movimentos anteriores, outros rumando para mudanças drásticas. Euclides da Cunha e Monteiro Lobato foram autores que se preocuparam em mostrar o Brasil que a população não conhecia em suas obras. Augusto dos Anjos, ainda um pouco preso às vanguardas européias, injeta um cientificismo e um pessimismo pouco aplicáveis à mentalidade desse movimento.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. O texto de Alfredo Bosi foi muito importante para entendermos o Pré-Modernismo e as suas características fundamentais. Sendo que para Alfredo Bosi como o período Pré-Modernista pode ser considerado todas as manifestações artísticas que antecederam a Semana da Arte Moderna e que procurava inovar e romper com os Movimentos Literários anteriores.

    ResponderExcluir
  5. O Pré-Modernismo foi um período muito importante para nossa literatura. Entendê-lo como um simples antecessor ao Modernismo não é o bastante. Nesse ponto, o texto de Alfredo Bosi auxilia-nos a entender melhor esse período tão difuso. Dessa forma, autores como Graça Aranha, Alberto Torres, Oswald de Andrade e outros, passam a ter uma importância maior aos nossos olhos, e suas obras passam a ser, verdadeiramente, o ponto de partida para um dos maiores movimentos literários no Brasil: o Modernismo.

    ResponderExcluir
  6. O Pré-Modernismo foi uma tendência bastante significativa, que veio a contribuir bastante para a nossa cultura. Essa tendência trouxe autores renomados como Euclides da Cunha mostrando o sertanejo, Monteiro Lobato o rural e Lima Barreto o urbano, preocupados em mostrar o Brasil como realmente é.

    ResponderExcluir
  7. O texto de Alfredo Bosi nos ajudou bastante, uma vez que, o texto explica claramente o significado do que foi o pré-modernismo. Que foi um estilo literário que antecedeu a semana de arte moderna de 1922. O pré-modernismo foi um estilo literário que veio para inovar.

    ResponderExcluir
  8. O Pré-modernismo é o movimento literário que antecede uma das escolas literárias mais importantes da literatura brasileira, o caráter social da literatura desponta mais forte do que nunca, surgem no contexto autores brilhantes como Euclides da Cunha, Graça Aranha, Lima Barreto, Augusto dos Anjos e Monteiro Lobato.

    Alfredo Bosi, por sua vez, em O Pré-Modernismo 34, começa por admitir,
    como nós o fizemos na abertura deste trabalho, que o termo pode ser entendido em dois
    sentidos, "nem sempre coincidentes":

    1º) dando ao prefixo "pré" uma conotação meramente temporal de anterioridade;
    2º) dando ao mesmo elemento um sentido forte de precedência temática e
    formal em relação à literatura modernista.
    É em respeito ao primeiro critério que Bosi inclui neste trabalho específico
    "muitos remanescentes da cultura realista-parnasiana" (Amadeu Amaral, Hermes Fontes, Rui Barbosa e Coelho Neto), ainda que, no seu entender, julgados pelo segundo
    critério, esses autores cheguem mesmo a ser "verdadeiros anti-modernistas"35. Já na sua História concisa da literatura brasileira36, Bosi inclina-se para o segundo critério, pois entende que "se pode chamar de pré-modernista (no sentido forte de premonição dos temas vivos em 22) tudo o que, nas primeiras décadas do século, problematiza a nossa realidade social e cultural. Daí que pré-modernistas passam a ser apenas Lima Barreto e Graça Aranha, no romance; Euclides da Cunha, Alberto Torres, Oliveira Viana e Manuel Bonfim, no ensaísmo social; e Monteiro Lobato, por sua "vivência brasileira". E no verbete que escreveu para o Pequeno dicionário da literatura brasileira37, Bosi caracte riza o período como "por excelência sincrético", de modo que nele são arrolados "poetas neoparnasianos" , "epígonos simbolistas", vozes originais não filiadas sistematicamente a nenhum dos movimentos anteriores".

    ResponderExcluir
  9. Chamamos de Pré-Modernismo ao período que marca a transição para o modernismo.Os principais escritores pré-modernistas são: Euclides da Cunha, Lima Barreto, Monteiro Lobato, Graça Aranha e Augusto dos Anjos.
    Esse período não chega a ser considerado uma “escola literária”, pois não há um grupo de escritores que seguem a mesma linha temática ou os mesmos traços literários.
    Podemos inferir que ele busca uma linguagem mais simples e coloquial. É válido ressaltar ainda que o Pré Modernismo mostra o Brasil em sua realidade, ou seja, exibe os seus conflitos político-sociais.

    ResponderExcluir

  10. Em relação ao texto de Alfredo Bosi, este aborda o pré-modernismo, salientando que este período foi caracterizado por toda aproblematização das primeiras décadas do século. Bosi, cita autores renomados, consagrados como Graça Aranha, Euclides da Cunha e Lima Barreto, fazendo uma sucinta análise destes 3 autores. Assim, é lícito salientar que os textos estudados em sala de aula foram bastante fundamentais para entendermos o pré-modernismo.

    ResponderExcluir
  11. O pré-modernismo é um movimento que antecede a semana da arte moderna, que tem em sua essência a valorização dos aspectos nacionalistas, como: a linguagem, questões sociais e políticas e o regionalismo. Sendo os principais autores: Graça Aranha, Euclides da Cunha, Monteiro Lobato, Lima Barreto e outros.

    ResponderExcluir
  12. O Pré-modernismo se constitui como um período de grande importância para a arte literária brasileira, pois nele começa a se pensar a respeito da valorização da cultura de nosso povo, como se percebe no livro Lendas do Sul de João Simões Lopes Neto no qual há a valorização da cultura e especificidades do sul brasileiro. No entanto, há também a universalização dessa cultura para outros estados do país, pois as lendas ali existentes são pertencentes a várias regiões, porém com características específicas.

    ResponderExcluir
  13. O texto sobre Alfredo Bosi é muito interessante para a melhor compreensão sobre o Pré Modernismo e suas caracteristicas, pois essa corrente procurou renovar os movimentos literários, tendo um rompimento com os Movimentos Literários anteriores.

    ResponderExcluir
  14. O texto de Alfredo Bosi foi de extrema importância para nossa compreensão a cerca do pré-modernismo. O texto fala a respeito dos principais autores que deram inicio ao pré-modernismo, como Lima Barreto, Euclides da Cunha,João Ribeiro Graça Aranha que foi um dos que deu continuidade a esse movimento passando de uma esfera pré-modernista ao Modernismo, valorizando os aspectos nacionalistas, questões sociais, politicas e regionais.

    ResponderExcluir
  15. Alfredo Bosi contribui efetivamente para o nosso entendimento no que tange o Pré-modernismo, dessa forma podemos até citar como um referencia de grande autor pré-modernista o autor Euclides da Cunha, que publicou as seguintes obras: Os Sertões (1902) - Retrata a Guerra dos Canudos, sendo publicado nos seguintes idiomas: alemão, chinês, francês, inglês, dinamarquês, espanhol, holandês, italiano e sueco.
    Contrastes e Confrontos (1907) - Pode-se dizer que é uma obra científica e uma obra de arte. Trata-se de uma obra única na história das letras brasileiras.
    À Margem da História (1909) - Publicação póstuma, reúne os artigos de Euclides sobre a Amazônia antes e após sua viagem à região. Os ensaios amazônicos reforçam a tese de uma formação histórica marcada por contrastes e antagonismos. O dever da ciência e dos intelectuais era, para Euclides da Cunha, promover o encontro entre Estado e nação.

    Larissa Santos.

    ResponderExcluir
  16. o Pré-modernismo é um movimento que antecede a semana de arte moderna de 22 e que remetem a elementos de caráter nacionalista, como por exemplo: a linguagem e os costumes da cultura local.

    ResponderExcluir
  17. Conforme Alfredo Bosi em seu capítulo “Pressupostos teóricos” o que se pode considerar de “‘Pré-modernismo”, no século XX é “Tudo o que, nas primeiras décadas do século, problematizava a nossa realidade social e cultural”. Com isso, ele cita autores que foram de extrema importância para essa época como: Lima Barreto, Graça Aranha, Alberto torres, Oliveira Viana, Manuel Bonfim e em especial a Euclides da Cunha. Dessa forma, pode-se afirmar que a leitura deste capítulo foi de suma importância no que diz respeito aos conceitos sobre o Pré-modernismo, visto que o autor comenta acerca de cada autor explicando o porquê de cada um deles fazerem parte deste período.

    ResponderExcluir
  18. Para Alfredo Bosi o pré modernismo e considerado tudo o que ns primeiras decadas do seculo problematiza a nossa realidade social e cultural. O termo pré-modernismo pode ser considerado não uma antecipação cronológica mas sim uma fase de transição, Bosi considera como um sentido de procedência temática formal em relação a literatura modernista.
    O pre modernismo está situado em um momento histórico em que no brasil emergiam conflitos ideológicos, havia uma transformação no processo de urbanização do país e consequentemente a formação de novos estratos socioeconomicos.

    Euclides da cunha, Graça Aranha, Lima Barreto e monteiro Lobato configuram-se nesse ambiente como os principais escritores, suas obras retratam o Brasil com suas particularidades e seus problemas sociais.

    A leitura e a compreensão dos escritos de Alfredo Bosi foi de extrema importância para o nosso enriquecimento cultural.

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Chamamos de Pré-Modernismo a essa fase de transição literária entre as escolas anteriores e a ruptura dos novos escritores com as mesmas. As obras pré-modernistas trazem críticas ferrenhas relativo à muitas questões que aconteciam erradamente na época, por exemplo,"A Revolta dos Canudos" liderada por Antônio Conselheiro na Bahia, que inspirou a obra "Os Sertões" de Euclides da Cunha que mostra a desigualdade social e as perversidades da República, "A Revolta da Chibata" que tinha como líder João Cândido, o Almirante Negro, que era contra os maltratos da Marinha. Os principais autores pré-modernistas são: Euclides da Cunha, Lima Barreto, Monteiro Lobato, Graça Aranha e Augusto dos Anjos. Portanto, o período pré-modernista, apesar de ter sido pouco duradouro, foi de suma importância para a nossa literatura, pois relatam situações difíceis que muitas pessoas da época viviam, por exemplo, a seca, desigualdade social, tortura, etc.

    ResponderExcluir

Alunos e Seguidores, postem, apenas, comentários relativos aos temas trabalhados: Literatura !
Agradecida,
Profa. Generosa Souto