segunda-feira, 10 de outubro de 2011

O QUE É UM CONTO ?

Tentarei, como em um conto, ser conciso em explicar o que seja um Conto. Conto é a forma narrativa, em prosa, de menor extensão (no sentido estrito de tamanho em relação ao romance, que é muito extenso). O eixo narrativo do conto aborda um só conflito, um só drama e uma só ação, diferentemente das novelas. O conto precisa causar um efeito singular no leitor, não pode ser enfadonho, deve causar muita excitação e emotividade e prender a atenção, sendo o gênero literário mais moderno e que maior vitalidade possui, pela simples razão que as pessoas jamais deixarão de contar o que se passa, nem de interessar-se pelo que lhes contam bem contado. Ao escritor de contos dá-se o nome de contista. É geralmente uma história curta, sucinta, porém a mais difícil e a mais disciplinada forma de escrever prosa, pois num romance, pode o escritor ser mais descuidado e deixar escórias e superfluidades, que seriam descartáveis, mas num conto quase todas as palavras devem estar em seus lugares exatos, com uma precisão cirúrgico-literária. O contista não pode ser prolixo. Como principais características do conto, a concisão, a precisão, a densidade, devem surtir no leitor uma unidade de efeito ou impressão total. No conto ou fábula, quando os personagens são objetos ou seres inanimados recebe o nome de apólogo. Aproveite e leia no nosso Navegador o título Um Apólogo, onde as personagens são uma agulha e um novelo de lã. Contos são estórias curtas, menores que novelas (que são longas). Contos-de-fadas - são contos de fadas, onde aparece o sobrenatural, o maravilhoso; Contos-de-encantamento - são estórias que apresentam metamorfoses, ou transformações, por encantamento, a maioria; Contos maravilhosos - são estórias que apresentam o elemento mágico, sobrenatural, integrado naturalmente nas situações apresentadas; Contos de enigma ou mistério - são estórias que têm como eixo um enigma a ser desvendado; Contos jocosos - são estórias humorísticas ou divertidas. Abrindo o leque de contistas em língua portuguesa, destacamos: Machado de Assis, Aluísio de Azevedo, os quais abriram espaços para outros contistas, como Graciliano Ramos, Carlos Drummond de Andrade, Clarice Lispector, Lima Barreto, Dinah Silveira de Queiroz, J.J.Veiga, Rubem Fonseca, Ana C. César, Otto Lara Resende, Fernando Sabino, Hilda Hilst, Dalton Trevisan, Moacyr Scliar, Lygia Fagundes Telles, Victor Giudice, João Antônio, Luiz Fernando Veríssimo, Raduan Nassar e Nélida Piñon, para ficar somente nestes, não desmerecendo outros. EXTRAÍDO DE: http://www.fabulasecontos.com.br/?pg=descricao&id=221

Um comentário:

  1. A Cartomante é um conto que fala sobre um triângulo amoroso, que acaba em tragédia. Há nesse conto, apenas quatro personagens: Camilo, Vilela, Rita e a cartomante, uma característica própria desse gênero literário.
    O clímax do conto acontece desde o momento em que Camilo, amante de Rita, recebe uma carta anônima, até quando ele entra na casa da cartomante em busca de alívio para a própria angústia.
    O desfecho desse enredo, se dá no final, descrevendo uma tragédia, horrenda e inesperada pelo leitor.

    ResponderExcluir

Alunos e Seguidores, postem, apenas, comentários relativos aos temas trabalhados: Literatura !
Agradecida,
Profa. Generosa Souto