quinta-feira, 5 de maio de 2011

ZAIRA DOURADO-Crônica de Fernão Lopes

Respostas sobre a Crônica de Fernão Lopes
1)Na Crônica del-Rei D.Pedro I o rei encontrava-se comendo enquanto os dois homens eram assassinados. Isso pode se comprovado na seguinte passagem: ...”guisa que comendo oolhava quanto mandava fazer.”.
2)A partir da leitura de Fernão Lopes ,infere-se que o mesmo tomado por uma linguagem simplista consegue, sem se preocupar com os exageros, passar além da emoção a veracidade dos fatos narrados. Sendo assim, a característica hiperbólica pode ser exemplificada quando descreve a morte dos dois homens.
3)Coelho empregado como substantivo próprio é o nome de um dos assassinos. Já coelho como substantivo comum é somente o animal.
4)É aceitável a crítica feita por Fernão Lopes aos reis, uma vez que os mesmos eram colocados no poder como representantes da sociedade, logo deveriam ser dignos de tal colocação defendendo a verdade e consequentemente o povo, porém se contradiziam quando tomavam certas decisões que não condiziam com a posição que ocupavam.
Respostas sobre dois textos
1)No primeiro texto a métrica é regular obedecendo a uma métrica que seria a redondilha maior(7 sílabas). Já, o outro texto há uma irregularidade na contagem das sílabas.
2)O poema em questão enquadra-se em Cantiga de amigo, uma vez que o eu lírico feminino sofre pela partida do seu amado e de não poder tê-la por perto. Diferente da de amor que exagera nas qualidades e idealizações do amor e da mulher. Por isso, no texto comprova-se não só por essa ausência de qualidade, mas também pelo tema recorrente de sofrimento e tristeza e ressalta esse recurso hiperbólico totalmente para enfatizar a melancolia.
3)Os olhos possuem um significado de veracidade, isto é comprovação dos sentimentos e emoções que o eu lírico quer transmitir, sendo uma forma de não deixar que os sujeitos em questão não mintam sobre seu sofrimento e as pessoas possam compartilhar dessa dor através desses olhos.
4)De acordo, com o contexto de Francisco de Souza o verso: ...língua que me condenasse” mostra a questão desse objeto “língua” ser canal de comunicação em que se anuncia a melancolia diante do ser amado o condenando a uma condição sem volta.
Exercício sobre o teatro Vincentino
1)No auto da Lusitânia as personagens Todo Mundo e Ninguém referem-se, respectivamente, a um homem rico que tinha desejos comuns a maioria das pessoas e o outro ao homem pobre que representa um personagem simples com valores morais sendo, então, a minoria.
2)As falas de Berzebu representam uma tradição aos ditos de Todo Mundo e Ninguém a partir das ações na realidade terrena. Sendo assim, o diabo distorce as falas com o propósito de denunciar uma verdade dissimulada.
3)As falas de Berzebu e Dinato mesmo assumindo um personagem com grande importância para o desenrolar da peça: o Diabo. Os mesmos configuram-se como passivos, pois não tinham nenhum controle sobre as ações dos humanos. Apenas, relatavam suas escolhas, mesmo que estas permaneciam implícitas, sendo assim, os diabos tinham a função de trazê-las a tona.
4)Pode-se destacar como formalismo no texto a questão estrutural ,ou seja, a disposição dos versos e a presença de diálogos sempre situando de quem é a fala.
5)A fala de Berzebu é coerente,uma vez que as pessoas não medem esforços para conseguir algo para seu prazer nem que para isso tenham que desafiar sua consciência.

Testes
1)As palavras em questão foram citadas por Fernão Lopes que caracteriza-se pela brevidade do seu texto tomado por um interesse cotidiano de retratar a vida da sociedade da época preocupando-se com todas as versões que cercam essa verdade.
2)O trecho citado enquadra-se na categoria Vicentina pelo tom satírico e irônico que retrata as camadas sócias que compõem a sociedade da época . Já o texto apresentado, além do clero critica o povo pela sua passividade.
3)a)A primeira estrofe é uma redondilha maior
b)As rimas são interpoladas
c)Pode ser substituída por desejo
d)O poeta cita a questão da sensualidade que caracterizará a poesia amorosa e idealização feminina que comporá os estilos seguintes.
4)As obras Monólogo do Vaqueiro, Floresta de Enganos, O velho da Horta entre outras compõem a carreira de Gil Vicente.
5)O fragmento em questão pertence a Fernão Lopes.
6)No texto Todo Mundo e Ninguém constituem tipos de alegóricos.
7)O texto afirma que Todo Mundo é mentiroso.
8)O teatro de Gil Vicente é de caráter sacro e satírico .
9)Considera-se como incorreto afirmar que a obra de Gil Vicente por viver em pleno Renascimento, apega-se aos valores greco-romanos, desprezando os princípios da Idade Média.
10)Na Farsa de Inês Pereira Gil Vicente denuncia a revolta da jovem confinada aos serviços domésticos, o que confere atualidade a obra.
11)O teatro de Gil Vicente caracteriza-se pela preocupação com o homem e religião.
12)A Farsa de Inês Pereira caracteriza-se por representar costumes mostrados no tetro Vicentino e encaixa-se na Farsa Medieval sobre o adultério feminino.
13)O texto em questão pertence ao teatro Medieval de Gil Vicente.
14)A composição transcrita pertence ao Cancioneiro geral de Garcia Resende.
15)A assertiva que melhor caracteriza a Crônica de D.JoãoI seria a exaltação do feito heroico ao matar o inimigo do Rei.
16)A obra de Gil Vicente não aprofunda-se nos valores clássicos, seguindo rigidamente os padrões do teatro grego.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Alunos e Seguidores, postem, apenas, comentários relativos aos temas trabalhados: Literatura !
Agradecida,
Profa. Generosa Souto