terça-feira, 31 de maio de 2011

JOSIANE FERREIRA COSTA

CANTO V

Publicado em 1572, o poema épico Os Lusíadas, de Luís Vaz de Camões, tem como assunto principal a viagem de Vasco da Gama às Índias (1497 - 1498). As perigosas viagens por mares nunca antes navegados, o contato com povos e costumes diferentes, a exaltação do herói lusitano.
Vasco da Gama prossegue narrando a sua viagem ao Rei de Melide desde a sua saída de Portugal,até suas aventuras e perigos no mar,a hostilidade dos nativos,os mistérios e o gigante Adamastor que assustou a todos.

Nas estrofes1-38,ele prossegue relatando sua saída e todos os lugares por onde passou.
Os navegantes viram desaparecer a fresca Serra de Sintra,após avançarem mar adentro não viu mais nenhum sinal de terra,ele diz ter descoberto mares que geração alguma descobriu.Prosseguindo sua viagem deixou as Ilhas Canárias,Costa da Mauritânia,Cabo Arsinário e aportaram na Ilha de Santiago onde descansaram,e passaram por Serra Leoa,Cabo das Palmas e enfrentaram muitos perigos e ouviram histórias misteriosas.

"Eu o vi certamente (e não presumo
Que a vista me enganava) levantar-se
No ar um vaporzinho e subtil fumo,
E, do vento trazido, rodear-se:
Daqui levado um cano ao pólo sumo
Se via, tão delgado, que enxergar-se
Dos olhos facilmente não podia:
Da matéria das nuvens parecia.

Nos lugares por onde passaram encontraram homens de pele negra,que não entendiam o que falavam.Por curiosidade um dos navegantes tenta conhecer o lugar onde eles moram e foram atacados por aquela gente e sairão dali sem nenhuma informação das Índias.

Já nas estrofes 39-50,é dedicado a aparição do gigante Adamastor e o narrador começa a descrever a aparência do gigante.

Não acabava, quando uma figura
Se nos mostra no ar, robusta e válida,
De disforme e grandíssima estatura,
O rosto carregado, a barba esquálida,
Os olhos encovados, e a postura
Medonha e má, e a cor terrena e pálida,
Cheios de terra e crespos os cabelos,
A boca negra, os dentes amarelos.

"Tão grande era de membros, que bem posso
Certificar-te, que este era o segundo
De Rodes estranhíssimo Colosso,
Que um dos sete milagres foi do mundo:
Com um tom de voz nos fala horrendo e grosso,
Que pareceu sair do mar profundo:

Arrepiam-se as carnes e o cabelo
A mi e a todos, só de ouvi-lo e vê-lo.

O Gigante Adamastor faz seu discurso e acusa a todos de varias coisas e os faz ameaças de coisas que iriam acontecer e o que sofreriam naquela região.Na ocasião devido a interferência de Vasco da Gama o gigante lhe confidencia detalhes de sua vida passada e desilusões sofridas por amor a uma ninfa chamada Tétis e como ele foi envergonhado.Ele por vergonha foge e se esconde e seus ossos foram transformados em rochas e seu corpo em terra e o debruçaram sobre as ondas do mar.Assim o gigante desaparece.

Estrofes 62-85,Ele relata sua chegada em Terra e como foram recebidos e tratados,as mulheres ali chegaram montadas em bois.Após a breve estadia naquele lugar,ele prossegue sua viagem e novamente enfrenta vários perigos.Em suas viagens fizeram muitos desembarques e conhecerão povos diferentes no lugar em que eles obtiveram informações sobre as Índias deram o nome de “Terra dos Bons Sinais”.Nos lugares por onde passarão além dos perigos enfrentados sofreram varias privações e dificuldade e doenças que mataram muitos homens.
Nas estrofes finais,prosseguindo sua viagem em pouco tempo alcançaram os marés das Índias o que despertou a fúria do deus Baco que convocou os outros deuses a uma reunião.No texto e citado o nome de poetas importantes como Virgilio e Homero.
O canto V termina com a exaltação dos feitos dos grandes heróis.

Este canto é um épico porque narra fatos heróicos de um povo,possui versos decassílabos,estrofes oitava-rima ,segue sempre o esquema ABBABCC.o poema divide-se em dez cantos de extensão irregular.

www.os lusíadas.com\
pt.wikipedia.org/wiki/Os_Lusíadas

Um comentário:

  1. Interessante o que disse a colega.
    Diante do que aprendemos ao lermos e analisarmos os cantos de Os Lusíadas pode-se dizer que o maior monumento da língua portuguesa deve ser explorado a fundo por nós, futuras professoras, mesmo já tendo visto o essencial nas aulas de Literatura Portuguesa.

    ResponderExcluir

Alunos e Seguidores, postem, apenas, comentários relativos aos temas trabalhados: Literatura !
Agradecida,
Profa. Generosa Souto