quinta-feira, 28 de abril de 2011

THANIELLY ZÉLIA ALMEIDA SILVA NERES

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS – UNIMONTES
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS – CCH
DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS – CDL
CURSO: LETRAS PORTUGUÊS – VESPERTINO 4º PERÍODO
DISCIPLINA: LITERATURA PORTUGUESA



RESPOSTAS DA ATIVIDADE AVALIATIVA SOBRE O AUTO DA BARCA DO INFERNO E OUTRAS QUESTÕES ACERCA DO HUMANISMO

ESTUDO DO TEXTO

1- Nas falas: “Parece-me isso um cortiço” / “Terra é bem sem-sabor” / “Que me deixes embarcar, sou fidalgo de solar é bem que me recolhais.”

2- Na fala “Não há aqui outro navio? ’’

3- Essa fala denuncia a degradação da pessoa do fidalgo, que confiava em suas posses e títulos, crendo que estes o poderiam tirar-lhe do caminho para o inferno e que assim o anjo o livraria.

4- Na fala “Para vossa fantasia mui pequena é esta barca”.

5- A partir do momento que o diabo mostra ao Fidalgo que ele está condenado à barca do inferno e revela fortes argumentos para tal afirmação, como revelar que o mesmo havia tido uma vida desregrada e má, digna do inferno, o Fidalgo tenta enganar o diabo dizendo que ele iria embarcar, mas antes voltaria à outra vida para ver a sua amada, o diabo logo o convence de que a mulher que ele tanto amava o enganava com outro, e de menor condição social e financeira.

6- Ao final do texto o Fidalgo se dá conta de que terá mesmo que embarcar na barca do inferno, pois sua vida terrena, suas obras não lhe deram o direito de ir com o anjo para a barca divina, e ainda reconhece sua condição de maldito e pobre espiritualmente.

7- Elementos como o fato de ter pessoas que rezem, ou intercedam uns pelos outros; humildade, santificação para ir ao céu; ter uma vida temente a Deus e de constante purificação, fazendo o bem a todos.

8- Os versos foram estruturados em redondilhas menores e maiores????????


EXERCÍCIOS
1- Alternativa C. No período do Humanismo, o teatro vicentino pende para a tradição clássica, mas não há a obediência às três unidades do teatro clássico ou grego, que é ação, lugar e tempo. O teatro de Gil Vicente é simples, ele utiliza de cenários e montagens, seu texto é estruturado em redondilha maior, e há várias cantigas no corpo de seus textos, além de usar elementos medievais (religiosidade, alegorias), bem como elementos humanistas: figuras mitológicas, condenação à perseguição aos judeus e cristãos novos, a critica social etc.

2- A poesia palaciana difere das cantigas trovadorescas nos aspectos:

Originária da nobreza e feita para a nobreza, enquanto as cantigas, principalmente as de amigo são nascidas do sentimento popular e não mais tem a corte como ambiente descrito e sim a zona rural;
Ruptura entre a música e o texto;
Utilização da métrica, do ritmo, da rima, das sílabas tônicas e átonas, conferindo assim, uma melodia própria aos textos;
Uso de redondilhas maiores e menores.

3- 1- a) Todo o mundo?

b)
Os nomes Todo o mundo e ninguém adquirem a ambiguidade no sentido que são tomados para representar o que todas as pessoas (Todo o mundo), desejam, o paraíso, ser honradas, ter dinheiro, mas que nem todas(Ninguém) se esforçam para tal.

2-a)

b)


PENSANDO Confirmar respostas
1- ????

2- Alternativa D

3- Alternativa A

4- Alternativa A



Auto da Alma
a)Tipos populares : Alma( representa o homem) ????
b)Tipos fantásticos : Anjo, Diabos 1 e 2, Santo Agostinho, São Jerônimo, Santo Ambrósio, São Tomás.
c)Tipos alegóricos : Igreja .

Um comentário:

Alunos e Seguidores, postem, apenas, comentários relativos aos temas trabalhados: Literatura !
Agradecida,
Profa. Generosa Souto