sábado, 9 de abril de 2011

Filme: A Guerra do Fogo

A GUERRA DO FOGO DISCUTE AS ORIGENS DA HUMANIDADE NUMA PRODUÇÃO SURPREENDENTE E ENVOLVENTE

Prof. Elpídio Rocha



No sábado, dia 09/04, o CineSesc e o Cinema Comentado Cineclube exibem A GUERRA DO FOGO (1981), dirigido por Jean-Jacques Annaud. O filme se passa nos tempos pré-históricos, em torno da descoberta do fogo e da comunicação. A tribo Ulam possui uma fonte natural de fogo. Quando este se extingue, três membros saem em busca de uma nova chama. E, durante a busca, enfrentam as dificuldades naturais e evoluem com a aquisição de conhecimento e da linguagem.

Produção franco-canadense, com locações na Escócia, Islândia, Quênia e Canadá, A GUERRA DO FOGO destaca-se por criar ambientes e personagens convincentes, por meio da maquiagem (premiada com Oscar) e da linguagem primitiva. A obra confirma a predileção do diretor Annaud pelo passado e paisagens inóspitas. Em filmes como “O Urso” e “Sete Anos no Tibet”, o cineasta retrata o embate de forças entre o homem e seu meio. Anthony Burgess e Desmond Morris foram os responsáveis pela “língua” especial que foi criada para o filme tendo na linguagem corporal um forte apelo. O roteiro de Burguess torna convincente e compreensível uma história recheada de grunhidos e situações que, aos nossos olhos de hoje, parecem mais que absurdas.

Para a crítica Priscilla Santos, do site obviousmag.org, “A GUERRA DO FOGO prossegue surpreendendo a audiência pela sensibilidade com que trata um tema tão complicado, onde povoam ainda poucas certezas e muitas teorias. Como cinema, revela, dentro da simplicidade da produção, uma narrativa poderosa onde, sem dúvidas, nos identificamos como seres dotados de grande capacidade de adaptação e cujo tempo parece tornar sempre mais intrigantes”. Classificação etária: 12 anos.

O Cinema Comentado Cineclube e o CineSesc acontecem todo sábado, a partir das 19h, no Salão de Convenções do Sesc-Pousada Montes Claros – Rua Viúva Francisco Ribeiro 199 (Ginásio do Sesc). As sessões são gratuitas, abertas a todos os interessados, e depois acontece um bate-papo com a platéia sobre o filme apresentado.



PRÓXIMAS ATRAÇÕES

16/04 - "Tudo Perdoado" (2007), dir: Mia Hansen-Løve.

23/04 - "Povoado Number One" (2006), dir: Rabah Ameur-Zaimèche.

30/04 - "Entre os Muros da Escola" (2008), dir: Laurent Cantet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Alunos e Seguidores, postem, apenas, comentários relativos aos temas trabalhados: Literatura !
Agradecida,
Profa. Generosa Souto