quinta-feira, 28 de abril de 2011

DÂMARIS DANIELLE CRISÓSTOMO RUAS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS-UNIMONTES
DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS
LETRAS PORTUGUÊS 4° PERÍODO VESPERTINO
DISCIPLINA: LITERATURA PORTUGUESA
PROFESSORA: GENEROSA


ESTUDO DO TEXTO: Gil Vicente.________________________________________

1 O Fidalgo representa a aristocracia alienada, egoísta e prepotente. Cite pelo menos três passagens do texto em que essas características ficam evidentes.

• “Que me deixes embarcar; sou fidalgo de solar é bem que me recolhais.”
• “Que deixo na outra vida quem reze sempre por mim.”
• “Que jericos, oh senhor! __ Cuidam cá que sou grou!”

2 O Fidalgo faz pouco da barca do inferno de maneira irônica. Aponte no texto a passagem que apresente essa ironia.

• “Parece-me isso cortiço...”

3 No diálogo com o Anjo, o Fidalgo afirma: “Sou fidalgo de solar / é bem que me recolhais”. O que essa fala denuncia?

• A prepotência do Fidalgo que acha que pela sua importância social alcançará o céu.

4 O anjo, apesar de sua condição, também é irônico. Justifique a afirmativa com elementos do texto.

• O anjo diz ao Fidalgo: “Para vossa fantasia, mui pequena é esta barca.”
“Essoutro vai mais vazio: a cadeira entrará e o rabo
caberá e todo vosso senhorio. Ireis lá mais
espaçoso...”

5 O Fidalgo tenta enganar o diabo. Explique como.

• Ele quer retornar a outra vida pois não quer ir para o inferno, para isso, diz ao diabo que precisa ver sua dama e mente que ela quer se matar por ele.

6 Ao final do texto, de que o Fidalgo se da conta?
• Ele se dá conta de que a barca do inferno é ardente e que maldito é que vai nela.

7 Além das alegorias do bem e do mal, encarnadas, respectivamente, pelo Anjo e pelo diabo, e da noção de céu e inferno, que outros elementos da moralidade cristã estão presentes no texto?

• As falas do Fidalgo dizendo deixa quem reze por ele e enfim percebe que em vida não creu que existisse inferno, por isso não viu que se perdia.

8 Em relação à métrica, como foram estruturados os versos?

• Redondilhos maiores, rimados, com tom coloquial.


EXERCÍCIOS__________________________________________________________

1 Destaque a única informação que não se aplica ao humanismo português. Justifique sua escolha.

D) Há manifestação da chamada prosa didática, escrita por nobres.
Essa informação não se aplica ao humanismo português por dizer que essa prosa didática era escrita por nobres, quando na verdade eram destinadas à nobreza.

2 Durante o humanismo português desenvolveu-se a poesia palaciana. Em quais aspectos esse tipo de poesia diferencia das cantigas trovadorescas?

• As poesias palacianas foram desligadas da música, o texto passou a ser feito para leitura e declamação.

3 Responda as questões propostas do texto “Auto da Lusitânia”.

• Na cena do Auto da Lusitânia, atuam as personagens Todo Mundo e Ninguém e, como intermediárias, Berzebu e Dinato. Os diálogos entre esses dois últimos estabelecem um duplo sentido, ambigüidade, em relação ao sentido das falas dos primeiros. Releia o texto e responda:
a) Qual personagem promove diretamente a ambigüidade?
___Berzebu.

b) Explique a ambigüidade que adquirem os nomes, Todo Mundo e Ninguém.

A ambigüidade encontra-se no contexto das falas desses personagens que por serem caracterizados dessa forma não deixam um sentido certo se falam de todo mundo ou ninguém.

• Gil Vicente, ao introduzir em cena as personagens Todo Mundo e Ninguém, apresenta-as de forma que podem não ser o que parecem. Tendo em vista que toda farsa é uma peça cômica e irreverente, retratando equívocos e enganos, releia o texto e, a seguir:

a) Destaque o vocábulo que, empregado duas vezes na indicação inicial de como deve ser executada a cena (rubrica), permite concluir que as aparências de Todo Mundo e Ninguém são dissimuladas;
___Homem.

b) Demonstre, com base no texto, uma característica farsesca do auto da Lusitânia.

Essa característica encontra-se no fato dos personagens caracterizarem o que seria natural e fácil de Todo Mundo, como as pessoas no âmbito geral e Ninguém, como ninguém realmente.


PENSANDO___________________________________________________________

1 Caracteriza o trecho transcrito da Crônica de Dom João I.
a) Narração realista e dinâmica que quase nos faz visualizar os acontecimentos.

2 Caracteriza o teatro de Gil Vicente:
d) A preocupação com o homem e com a religião.

3 Aponte a alternativa correta em relação a Gil Vicente:
a) Compôs peças de caráter sacro e satírico.

4 É correto afirmar que o trecho acima faz parte de:
a) Uma cantiga de amor.
Sobre os autos__________________________________________________________
a) Tipos Populares (Fidalgo, Agiota, Sapateiro, Brígida Vaz, Judeu, Corregedor, Procurador, Enforcado, Cavaleiros.)
b) Tipos Fantásticos (Diabo e Anjo.)
c) Tipos Alegóricos (Frade, representando a igreja. Diabo e Anjo, representando o bem e o mal.)

Um comentário:

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Agradecida,
Profa. Generosa Souto