quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

O MITO DE SÃO GERALDO

Por Kátia Almeida Silva Meireles

Este presente texto tem como objetivo narrar sobre a vida e misticismo de São Geraldo, nascido em Muro Lucano, no sul da Itália, no dia 6 de abril de 1726. Filho de Domingos Majela (alfaiate) e Benedita Galella (lavadeira), família de origem humilde e muito religiosa. Geraldo foi um místico desde cedo, sua mãe dizia que rejeitava o seio materno em sinal de penitência. Era único filho homem da casa, seguido de duas irmãs.
Após a morte de seu pai, exerce a função de alfaiate com um profissional experiente, mas sua bondade e simplicidade somente o fizeram ser humilhado e maltrato. Aos 14 anos foi crismado e foi auxiliar o bispo Dom Albino, em Lacedônia, sendo também foi imensamente maltratado. Mas mesmo agindo assim, Geraldo o respeitava e dizia que tudo deveria ser conforme a vontade de Deus. Permaneceu ao lado do Bispo até a morte deste.
Em 1745, aos 19 anos, monta sua própria alfaiataria em Muro, todo o dinheiro que recebia, repartia para sua mãe e irmãs, para os pobres e para as missas em sufrágio das almas do purgatório. Decidiu servir a Deus por inteiro, resolveu fazer penitências e sacrifícios fortíssimos. Chegou a procurar os capuchinhos, onde foi negada sua permanência devido à fraca saúde. Aos 22 anos com ajuda de um amigo e depois seu mestre de noviciado Padre Cáfaro, foi aceito na Congregação dos Missionários Redentoristas. Conta-se que, para não se despedir das irmãs e da mãe, deixa somente um bilhete, informando seu paradeiro: "Querida mamãe e irmãs, fugi. Já estou com os redentoristas. Não se preocupem. Vou tornar-me santo. Esqueçam-me. Adeus!”
Sua caminhada de humilhação e desprezo, não tivera fim nem mesmo na congregação, sendo acusado por uma jovem de seduzi-la em suas viagens missionárias. Geraldo foi condenado a ficar sem o beneficio de receber a eucarística e contato com os de fora, por seu silêncio na hora de sua defesa. Este sofrimento foi tamanho, ao jovem redentorista, que sempre contemplava o sofrimento de Cristo e se fortalecia ainda mais na fé, tamanha semelhança de injustiça. Mas ao adoecer gravemente, a jovem confessa as calunia e invenções.
Mas devido a sua saúde frágil, aos 29 anos, no leito diz a seu superior “Meu leito é a vontade de Deus. Ele e eu somos uma só coisa". Logo após, morre de tuberculose, causando grande comoção em toda a Itália. São atribuídos a ele após sua morte muitos milagres, embora a fé no santo fosse muito grande, contudo, somente em abril de 1839 foi aberto em Muro o processo recolhendo os testemunhos daqueles que o tinham conhecido e daqueles que tinham recebido alguma graça por meio dele. Em 1847, Sua Santidade Pio IX concedeu-lhe o título de Venerável e em 1893 o Papa Leão XIII o declarou Beato. Finalmente, no dia 11 de dezembro de 1904, o Papa Pio X canonizou Geraldo Majela em meio a uma magnífica cerimônia, como é costume em tais ocasiões.
Geraldo é Santo, soube amar a Deus no serviço aos semelhantes. O que vale no Santo é a capacidade de assemelhar o projeto de Deus na luta de tantos irmãos à procura de vida, a solidariedade para com os pobres, contributos de vida eterna. Graças a sua vida voltada a agradar a Deus, segue adiante, relatos de milagres e acontecimentos místicos ocorrido com Geraldo, desde a sua infância, demonstrando a delicadeza de Deus em conduzi-lo sempre em seus caminhos.
Quando tinha seis anos recebeu a primeira visita dos céus, contado em seus biográficos. Como era enorme a sua vontade de receber Jesus na Eucaristia, O próprio Jesus veio visitá-lo, quando venerava uma estátua de Nossa Senhora com o Menino Jesus entre os braços, ajoelhado e ficava longo tempo a rezar. O Menino Jesus descia dos braços de Nossa Senhora e lhe dava um pequeno pão branco, que Geraldo levava para casa. Este fato se repetiu muitas vezes. Como passava necessidade, sempre que Geraldo saía para brincar, conta-se que o menino Jesus aparecia e o presenteava com um pão branco para distribuir para seus familiares. Sua mãe não entendia o que acontecia. Mandou a irmã mais velha, Brígida, acompanhá-lo. Esta viu que ele foi à igrejinha de Capodigiano e descobriu quem lhe dava o pequeno pão: o Menino Jesus.
Outro milagre teria ocorrido, quando estando perto de um poço, Geraldo deixara cair uma chave e pegando uma imagem do Menino Jesus, disse “Vá buscar para mim, meu amigo” e ao descer a imagem e recolhe-la estava junto da mesma à chave perdida.
Em sua vida, foi responsável pela conversão de muitos pecadores, impediu que um cavalo caísse em um precipício, recebeu auxílio da Santíssima Trindade, quando atormentado pelo demônio e o mesmo não teve escolha de fugir. Conta-se também que seguindo os passos de Jesus andou sobre as águas.
São Geraldo é conhecido como o santo das mães, por interceder a Deus, grandes bênçãos as mulheres na hora dos partos. No processo de beatificação, uma testemunha confirmou que Geraldo era o santo dos partos felizes. E desde então, muitas outras recorrem a este santo nesse momento mágico da vida. Devido a sua intercessão, é muito comum em hospitais dedicarem a ele a ala da maternidade e encontrarmos filhos com nome de Geraldo ou Geraldinha, etc.
Frase de São Geraldo que mostra sua ligação e obediência a Deus: “Meu querido Deus, único amor meu, hoje e para sempre me entrego à vossa divina vontade. Em todas as tentações e tribulações direi: que se faça a vossa vontade. Aceitarei tudo no íntimo do meu coração e, levantando os olhos até os céus, adorarei vossas mãos divinas que deixam cair sobre mim pérolas preciosas do vosso divino querer”.

REFERÊNCIAS:
http://leandrohubo.wordpress.com/2007/10/16/1610-dia-de-sao-geraldo-majella/ Acesso em 22 de fev 2011 às 20h e 33 minutos.
http://matrizsaogeraldo.vilabol.uol.com.br/vidasg.htm Acesso em 22 de fev 2011 às 20h e 40 minutos.
http://www.basilicasaogeraldo.org.br/espiritualidade.php Acesso em 23 de fev às 21h e 10 minutos
http://www.basilicasaogeraldo.org.br/espiritualidade.php Acesso em 24 de fev às 10h e 23minutos

3 comentários:

  1. O Mito de São Geraldo é uma história de escolhas,ou seja,de seguir uma predestinação em busca de uma vida santa.O que o fez torna-se santo foi a vida plena em Deus sempre buscando ajudar aqueles que precisavam dessa salvação.Portanto, é justamente isso que conhecer essa trajetória faz.Ela permite uma aproximação maior com a vida cristã.

    ResponderExcluir
  2. São Geraldo foi um exemplo.Ele soube amar a DEUS no serviço em prol dos semelhantes.Foi responsável pela conversão de muitos pecadores,o que a torna sua história ainda mais bela.

    ResponderExcluir
  3. O mito narra a vida de doações e sacrificios de São Geraldo; apesar das humilhações e injustiças seguiu o seu caminho de temor e doação a Deus, se intregando à vida cristão e olhando sempre para os mais necessitados.

    ResponderExcluir

Alunos e Seguidores, postem, apenas, comentários relativos aos temas trabalhados: Literatura !
Agradecida,
Profa. Generosa Souto