quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

O MITO DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS

Por Bruna Lopes Godinho

Francisco filho de Pietro Bernardone e Dona Pica Bernardone nasceu entre 1181 e 1182 na cidade de Assis, província da Úmbria centro da Itália. Seu pai era um rico comerciante de tecidos. Francisco tinha uma enorme ligação maternal; e sua ligação com Maria mãe de Jesus também era muito forte.
São Francisco quis seguir a profissão do pai, mas não teve êxito então decidiu seguir as honras militares então se alistou aos vinte anos no exercito que combatia pelo papa e então teve um sonho revelador. Assim foi convidado a trabalhar pelo patrão não pelo servo.
Ele dedicou a cuidar dos doentes e pobres e em 1205 quando rezava na igreja de São Damião ouviu a imagem de Cristo lhe dizer: “Francisco, restaura minha casa decadente.”
O pedido foi levado no sentido literal então ele vendeu as coisas da loja do pai para restaurar a igrejinha, e com isso o seu pai o deserdou. Sem seus bens definitivos ele se dedicou a vida religiosa.
Em 1212 São Francisco fundou com sua fiel amiga Santa Clara a ordem das Damas Claras.
Já em 1217 o movimento franciscano começou a se desenvolver como uma ordem religiosa.
Em 1224 quando pregava no Monte Alverne apareceram no seu corpo às cinco chagas de Cristo. Após dois anos São Francisco foi chamado aos céus.
O santo escreveu o canto do irmão sol assim foi considerado um poeta da natureza São Francisco foi canonizado dois anos após a sua morte. Em 1939 o papa Pio XII tributou um reconhecimento oficial ao “mais italiano dos santos e mais santo dos italianos”.
O santo teve uma vida de chagas e dores, mas nunca desistiu e fraquejou diante das dificuldades. São Francisco de Assis foi um grande homem e dedicou a sua vida a cuidar dos mais necessitados. Seu amor pela natureza e pelos animais também é muito encantador.

ORAÇÃO DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS

Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor,
Onde houver ofensa , que eu leve o perdão,
Onde houver discórdia, que eu leve a união,
Onde houver dúvida, que eu leve a fé,
Onde houver erro, que eu leve a verdade,
Onde houver desespero, que eu leve a esperança,
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria,
Onde houver trevas, que eu leve a luz.
Ó Mestre, fazei que eu procure mais
consolar que ser consolado;
compreender que ser compreendido,
amar, que ser amado.
Pois é dando que se recebe
é perdoando que se é perdoado
e é morrendo que se nasce para a vida eterna...


O Cântico do Irmão Sol

Altíssimo, onipotente, bom Senhor,
Teus são o louvor, a glória, a honra
E toda a benção.
Só a ti, Altíssimo, são devidos;
E homem algum é digno
De te mencionar.
Louvado sejas, meu Senhor,
Com todas as tuas criaturas,
Especialmente o Senhor Irmão Sol,
Que clareia o dia
E com sua luz nos alumia.
E ele é belo e radiante
Com grande esplendor:
De ti, Altíssimo é a imagem.
Louvado sejas, meu Senhor,
Pela irmã Lua e as Estrelas,
Que no céu formaste claras
E preciosas e belas.
Louvado sejas, meu Senhor,
Pelo irmão Vento,
Pelo ar, ou nublado
Ou sereno, e todo o tempo
Pela qual às tuas criaturas dás sustento.
Louvado sejas, meu Senhor,
Pela irmã Água,
Que é mui útil e humilde
E preciosa e casta.
Louvado sejas, meu Senhor,
Pelo irmão Fogo
Pelo qual iluminas a noite
E ele é belo e jucundo
E vigoroso e forte.
Louvado sejas, meu Senhor,
Por nossa irmã a mãe Terra
Que nos sustenta e governa,
E produz frutos diversos
E coloridas flores e ervas.
Louvado sejas, meu Senhor,
Pelos que perdoam por teu amor,
E suportam enfermidades e tribulações.
Bem aventurados os que sustentam a paz,
Que por ti, Altíssimo, serão coroados.
Louvado sejas, meu Senhor,
Por nossa irmã a Morte corporal,
Da qual homem algum pode escapar.
Ai dos que morrerem em pecado mortal!
Felizes os que ela achar
Conformes á tua santíssima vontade,
Porque a morte segunda não lhes fará mal!
Louvai e bendizei a meu Senhor,
E dai-lhe graças, E servi-o com grande humildade.
(São Francisco de Assis, Escritos e Biografias, Seleção e Organização Frei Ildefonso Silveira, ofm Editora Vozes Ltda., Petrópolis, 1981)


REFERENCIAS

http://www.angelfire.com/ar2/jcarthur/sfco.htm#História

3 comentários:

  1. Um santo maravilhoso! Esse deve servir de exemplo para que as pessoas reflitam melhor sobre o verdadeiro valor da vida - que não consiste em bens materiais.
    Amei o texto.

    ResponderExcluir
  2. Com certeza a tragetória de vida de São Francisco é exemplo para todos, principalmente àqueles que só valorizam os bens materiais, deixando de lado o real valor da vida.

    ResponderExcluir
  3. São Francisco teve uma trajetória de vida muito difícil, abriu mão da riqueza e se dedicou ao próximo, um exemplo muito grande que deveria ser seguido hoje na nossa sociedade, onde muitos necessitam desde bens materiais à uma simples palavra de afeto.

    ResponderExcluir

Alunos e Seguidores, postem, apenas, comentários relativos aos temas trabalhados: Literatura !
Agradecida,
Profa. Generosa Souto