quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

O MITO DE SÃO BENEDITO

Por ANA LETÍCIA LIMA SOARES



Este trabalho objetiva relatar a vida e os feitos de São Benedito.
Benedito era filho de Cristovam Manasseri e Diana Larcan, descendentes de escravos trazidos da Etiópia, África, para a Sicília, Itália. O pai foi escravo de um rico senhor, Vicente Manasseri , e dele recebera o sobrenome. Diana, sua mãe, fora libertada por um cavalheiro da Casa de Lanza. E como os escravos tomavam o nome de seu senhor, veio a chamar-se Diana de Lanza. Casados, Cristovam e Diana viviam como bons cristãos. Sua mãe, era devota fervorosa e extremamente caridosa com os pobres, dons que Benedito herdou.Seu pai era um cristão fervoroso, era honesto em seu trabalho e por isso ganhou a confiança dos patrões, nomeado chefe dos trabalhadores, dispunha os seus bens em favor dos pobres. Os pais de Benedito fizeram voto de castidade ao contraírem matrimônio, vivendo na oração,o patrão quem convenceu os pais à exercerem os seus direitos do casamento, prometendo dar liberdade aos seus descendentes. Assim nasceu Benedito, em 1524,como negro e muito formoso, devido os traços finos de seu rosto.
A formação cristã do pequeno Benedito se deve à sua mãe,assim Benedito crescia em idade e sabedoria. Benedito foi pastor de ovelhas, muito fiel ao seu dever. Enquanto pastoreava, rezava piedosamente o Rosário. Aos dezoito anos, Benedito se abrasou no amor do Senhor e demonstrou interesse em se dedicar totalmente a Jesus. Com sacrifícios, conseguiu comprar uma junta de bois, e com eles passou a ganhar alguns trocados e socorrer os pobres. Numa de suas viagens, Benedito conheceu Frei Jerõnimo, Benedito num momento de descanso foi injuriado e zombado pelos companheiros de trabalho por causa da cor da pele. Frei Jerônimo ouviu e repreendeu severamente os injustos . Ele virou para o seu patrão e recomendou Benedito falando que este ainda seria um santo religioso.Frei Jerônimo voltou e chamou Benedito para o acompanhar, ele não teve duvidas e foi,seus pais também não opuseram a vocação do filho.
Os irmãos Eremitas Franciscanos, do qual Benedito participava, levavam vida ruim, em extrema pobreza. . Depois da sua profissão solene, Benedito quis usar um manto parecido com o de São Paulo Eremita, feito de folhas de palmeira, com um capuz de lã muito velha protegendo a cabeça. Em 1562, os eremitas de Frei Jerônimo se recolheram a conventos franciscanos regulares, deixando de lado o 4º voto. Benedito ficou indeciso quanto ao convento em que se recolheria e pediu a intercessão da Mãe para a sua escolha. Ouviu a voz da Mãe falando no seu coração que era a vontade de Deus que ele entrasse para a Ordem dos Frades Menores Reformados, e assim decidiu, depois de poucos dias, foi enviado ao Convento de Sant'Ana di Giuliana, um dos Mosteiros mais fervorosos da Ordem. Após 3 anos, voltou ao Convento de Santa Maria di Gesú, onde ficou até a morte.
O primeiro milagre foi no Capítulo da Ordem em que ia realizar no Convento. Por causa da neve, os frades não poderiam mendigar conforme a Regra estabelecia. Por descuido, o Superior não providenciou o necessário. Como a situação era grave, Benedito chamou um de seus auxiliares e o mandou encher umas vasilhas de água. Diante do espanto do Irmão, que sabia não haver carnes ou peixes para a refeição, Benedito replicou: enche as vasilhas e cobre-as com tábuas. Recolheu-se e foi rezar. Ao amanhecer, chama seu auxiliar e vão à cozinha. Ali ocorreu o milagre: grandes peixes, suficientes para várias refeições, estavam nas panelas.
Ele também operou outros milagres como quando trinta operários que prestavam serviços voluntários no convento vieram sem prévio aviso,e encontraram as despensas do Convento vazias. Benedito pôs-se em oração e serviu farta refeição aos operários e ainda sobraram alimentos para a despensa.
Benedito era leigo e analfabeto e mesmo assim tornou-se Superior do Convento e sua firmeza e observância das regras faziam com que o Convento tivesse uma vida ativa e cheia de graça. Sem saber ler ou escrever,ele conseguia dar aulas sobre todos os assuntos ligados à Religião, à Ordem ou à Fé. Tinha muita clareza, espírito e unção. Teólogos e Mestres ouviam atentamente o grande santo. Não se passava um dia sem que acontecesse um prodígio operado pela intercessão de São Benedito
morte Outro milagre operado em vida foi que várias senhoras, num carro puxado por cavalos, sofreram um grave acidente, no qual uma senhora caiu sobre uma criança de cinco meses de idade, tendo a criança morrido asfixiada. Diante do desespero de todos, Benedito tomou a criança nos braços, pos a mão na testa gelada e recitou algumas orações. Entregando a criança, disse: a senhora já pode amamentar a criança. A criança morta, em contato com o seio da mãe, adquire vida novamente e suavemente suga o leite da mãe (na imagem tradicional, São Benedito está carregando essa criança, e não o Menino Jesus, como muitos acreditam).
Seus milagres ocorreram em vida e após a sua morte. Em fevereiro de 1589 Benedito caiu gravemente enfermo. Embora seu médico, de grande fama na região, previsse sua, Benedito o alertou que ainda não havia chegado sua hora. Portanto, recuperou-se. Em março tornou a adoecer, com uma febre muito alta. Nenhum remédio o aliviava. Previu então sua morte e fez um pedido estranho: "enterrem logo o meu corpo para que não tenham contrariedade. Benedito faleceu na paz do senhor. Era 19 horas de 4 de abril de 1589, terça-feira de Páscoa, aos 65 anos de idade. A profecia de que era preciso enterrar logo o seu corpo, cumpriu-se após o velório. Multidão invadiu o Convento querendo relíquias ou lembranças do grande santo. Em 7 de maio de 1592, seu corpo foi transladado pela primeira vez. Do seu corpo exalava sublime perfume, sendo seu corpo encontrado em perfeito estado de conservação qualquer produto químico. Em 3 de outubro de 1611 foi feita a segunda transladação do corpo, colocado em urna de cristal. Ainda hoje continua conservado, exposto em Urna Mortuária para visitação pública numa Capela lateral da Igreja de Santa Maria, em Palermo, Itália.
Muitos discutem porque São Benedito é negro. Alguns pesquisadores acham que ele era mouro (não tão negro, mas menos escuro). Mas o caso é que ninguém prova que Benedito fosse mouro, pois seus pais saíram da África. O que nos vale é que sua linda cor atrai todas as pessoas, na mesma fé e devoção, para vencer o racismo e ampliar nossa fidelidade ao seguimento a Jesus.

Bibliografia utilizada:

• São Benedito, o Santo Negro - Monsenhor Ascânio Brandão
Industria Gráfica Siqueira, 1949.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Alunos e Seguidores, postem, apenas, comentários relativos aos temas trabalhados: Literatura !
Agradecida,
Profa. Generosa Souto