quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

O MITO DE SANTO ANTÔNIO

Por Terezinha Ribeiro Almeida

Este trabalho tem como objetivo relatar sobre a vida de Santo Antônio,bem como destacar milagre e curiosidade a respeito deste santo.

Santo Antônio de Pádua, também conhecido como Santo Antônio e Lisboa, nasceu em Lisboa, no ano de 1195, com o nome de Fernando de Bulhões y Taveira de Azevedo. É contemporâneo de um grande santo, São Francisco de Assis. Santo Antônio foi cônego regular em Portugal até os vinte e cinco anos, quando um fato mudou a sua vida. Ao saber que cinco franciscanos tinham sido martirizados em Marrocos, como conseqüência da tentativa de evangelizar infiéis, Santo Antônio decidiu seguir-lhe os passos e ser um missionário. Foi então que entrou para a ordem dos frades franciscanos e logo foi enviado para trabalhar entre os muçulmanos de Marrocos. Porém, com problemas de saúde, foi obrigado a retornar para a Europa, permanecendo em um eremitério na Itália.

Durante este tempo, ocupou vários cargos, como o de professor em sua ordem na Itália e na França e também pregando nos lugares onde a heresia era mais forte. O combate à heresia era feito não apenas através da pregação, mas também por meio de milagres espantosos. Sabia de cor quase todas as Escrituras e tinha um dom especial para explicar e aplicar as mais difíceis passagens. Santo Antônio foi canonizado por Gregório IX em 30 de maio de 1232. É um santo de grande popularidade, principalmente nos países latinos, onde o povo costuma invocá-lo para encontrar objetos perdidos e auxiliar moças solteiras a encontrar noivos.

E em 1946, o Papa Pio XII proclamou Santo Antônio ‘Doutor da Igreja’, com o título de ‘Doutor Evangélico’. Em 1231, seu sermão alcançou o ápice de intensidade, porém, foi neste mesmo ano que o santo foi acometido de uma doença inesperada, e ele veio a falecer em Arcella, no dia 13 de junho, aos 36 anos de idade.

Foi tanta a repercussão de sua morte e tantos os milagres, que, onze meses após sua morte, foi canonizado pelo Papa Gregório IX. Em 1263, quando seu corpo foi exumado, sua língua estava intacta e continua intacta até hoje, numa redoma de vidro, na Basílica de Santo Antônio, em Pádua, onde estão seus restos mortais. Mais tarde, em 1934, foi declarado Padroeiro de Portugal.

MILAGRE:
Com o Menino Jesus nos braços: também reportado na crônica do Santo, ocorre já no fim da sua vida e foi contado pelo conde Tiso aos confrades de Santo Antônio após sua morte. Estando o Santo em casa do conde Tiso, em Campo sampiero, recolhido num quarto em oração, o conde, curioso, espreita pelas frinchas de uma porta a atitude de Frei Antônio; depara-se então uma cena miraculosa: a Virgem Maria entrega o Menino Jesus nos braços de Santo Antônio. O menino tendo os bracinhos enlaçados ao redor do pescoço do frade conversava com ele amigavelmente, arrebatando-o em doce contemplação. Sentindo-se observado, faz conde Tiso jurar que só contaria o visto após a sua morte.

CURIOSIDADE:
Uma história muito conhecida é a associação de Santo Antônio com a descoberta de pessoas e objetos desaparecidos. Conta-se que, um dia, o frei descobriu que um noviço havia fugido do mosteiro e levado com ele seus comentários sobre o Livro dos Salmos. Ele, então, rezou para o retorno de ambos. Em pouco tempo, o jovem arrependido voltou para a vida religiosa, acompanhado, é claro, dos manuscritos.


REFERÊNCIAS


Wasantos.sites.uol.com.br

http://.culturabrasil.pro.br

2 comentários:

  1. Observando e analisando a hagiografia contada, é importante destacarmos a influência que esse mito tem na vida das pessoas de um modo geral, sem deixar de lembrar como é interessante a história, o exemplo de vida e força que o personagem, Antônio, representava e representa para os que acreditam no mito.
    Dessa forma, pode-se dizer quão grande é a colaboração da literatura portuguesa na vida de um acadêmico de letras português, uma vez que nos transfere de forma espetacular para esse mundo encantador que é o da literatura, fazendo ainda que tenhamos contato com a cultura e crença de um povo.

    ResponderExcluir
  2. Santo Antônio assim como outros Martires descobriu sua vocação muito sedo e assim dedicando a vida missionária e ajudando ao próximo.E isso de certa forma serve como exemplo para nossos dias para que possamos assim como ele ajudar ao proximo.

    ResponderExcluir

Alunos e Seguidores, postem, apenas, comentários relativos aos temas trabalhados: Literatura !
Agradecida,
Profa. Generosa Souto