quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

O MITO DE SANTA MÔNICA

Por Milca Campos

Nascida em 331 d.C viveu 56 anos falecendo no ano de 387 d.C. Foi consagrada santa pela Igreja Católica e o dia de sua celebração é 27 de agosto.
Santa Mônica nasceu em um lar cristão tendo a sua educação confiada a uma dada (escrava responsável por cuidar da educação dos filhos dos senhores) a qual era muito rígida e religiosa. Santa Mônica graças à severa educação que teve adquiriu várias virtudes. Apesar de toda a inclinação que recebia na sua meninice, demonstrou gosto pelo vinho. Aproveitava o fato de ser mandada à adega para desfrutar do líquido. Mas, por meio de uma intervenção divina foi repreendida por uma das criadas que a chamou da beberrona. A parti de então Santa Mônica reconheceu o erro e se absteve da bebida.
Quando completou seus dezessete ou dezoito anos seus pais a deram em casamento a um homem de Tegaste, na África, filho de uma família ilustre que se chamava Patrício. Este era violento, rude e infiel. Mesmo com o comportamento intolerável do marido Santa Mônica sempre foi uma boa esposa, agia com caridade mansidão, defendia o publicamente quando alguém o difamava, além de interceder, através de suas preces, pela conversão do tal. Mediante a sua fé e dedicação Patrício se converteu em 370 d.C, ano que veio a falecer.
Santa Mônica tinha três filhos, frutos de seu casamento, Agostinho, Navígio e Perpétua. Seu primogênito, Agostinho, representava outro desafio de sua vida religiosa. Este possuía um caráter inconstante, sendo muito desobediente. Por tal motivo sua mãe preferiu não batizar o menino temendo que ele perdesse a graça de Santo Batismo.
Ao completar os dezessete anos, após a morte do pai, Agostinho se dirigiu a Cartago para estudar, neste período filiou se a seita dos Maniqueus. Mesmo distante, Santa Mônica recebia notícias do mau comportamento do filho. Em resposta a isto certa vez chegou a fechar as portas da casa para ele. Porém, graças as suas preces Santa Mônica teve uma visão divina por meio da qual lhe foi revelada a conversão de seu filho. Sendo assim, Agostinho foi agregado novamente na residência materna.
Como mãe Santa Mônica continuou a interceder pela conversão de seu filho. Com isto Agostinho começou a enojar os seus vícios e compreender os erros da seita a qual pertencia. Durante este tempo resolveu ir a Roma e em seguida a Milão. Sabendo disto sua mãe decide acompanha-lo, no entanto sua tentativa é frustrada. Apesar disto, ao chegar a Milão recebeu por parte de Santo Ambrósio, na época bispo, que seu filho se convertera.
Após algum tempo Agostinho retorna a África onde encontra a sua mãe. Esta ao vê-lo disse: “Vendo-te hoje cristão Católico, nada mais me resta a fazer neste mundo”. Depois disto adoeceu gravemente o que a levou a morte.
Santa Mônica foi canonizada devido ao seu esforço em prol da conversão de seu primogênito. Sendo o Papa Alexandre III o responsável por colocar o seu nome na lista dos santos da Igreja Católica. Seu corpo foi transportado para Roma sob o pontificado de Martinho V e está depositado na Igreja de Santo Agostinho.


REFERÊNCIA
Santa Mônica. Página Oriente.Disponível em: http://www.paginaoriente.com/santosdaigreja/ago/monica2708.htm. Acesso em: 18 de fev. 2011.

Mônica de Hispona. Wikipédia. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%B4nica_de_Hipona. Acesso em: 18 de fev. 2011.

Santa Mônica, um exemplo de vida de esposa e de mãe. Olhar Global. Disponível em: http://olharglobal.net/2010/08/27/santa-mnica-exemplo-de-vida-de-esposa-e-de-me-2/#ixzz1EJIOsPIx. Acesso em: 18 de fev.2011.

4 comentários:

  1. É muito interessante a história de vida de Santa Mônica, uma mulher sofredora que sempre fez o bem a todos. Mais interessante ainda é saber que seu primogênito, Agostinho, também virou santo, devido ao grande esforço que a mãe teve para convertê-lo.

    ResponderExcluir
  2. Envolvida sempre em conversões a história Santa Mônica demonstra uma possível vocação. * é interessante pensar que talvez, o mito proliferado cumpriria um papel de trazer as pessoas para a religião, mostrando que mesmo com uma vida "errada" há salvação. Contudo, a vida santa desta é bela, de se admirar.

    ResponderExcluir
  3. Para Deus sempre há salvação em quaquer tempo ou momento da vida. Pois Ele nos ama e está sempre pronto a nos perdoar.
    Santa Mônica foi uma guerreira em vida, não deixando de ser uma mulher com seus afazeres e lutas diárias, mas também entregava os seus a Deus, esperando a manifestação divina sobre as pessoas a quem amava.

    ResponderExcluir
  4. Santa Mônica teve um papel fundamental na conversão do seu filho Agostinho que posteriormente tornou-se santo. Mesmo tendo uma vida dificil ela mostrou que a santidade é o melhor caminho a ser seguido.

    ResponderExcluir

Alunos e Seguidores, postem, apenas, comentários relativos aos temas trabalhados: Literatura !
Agradecida,
Profa. Generosa Souto